PERIODONTIA
Talvez você já tenha ido ao dentista e ele perguntou se já notou a gengiva sangrando alguma vez, não é? Além disso, ele examina esse tecido, por meio da análise visual e do toque, para identificar possíveis alterações, certo? Todo esse cuidado mostra a importância da periodontia para garantir o equilíbrio da saúde bucal.
Não podemos esquecer que as doenças da boca não atingem apenas os dentes: elas podem se manifestar em qualquer estrutura e tecido da cavidade bucal. A periodontia é uma especialidade odontológica muito importante, porque cuida dos tecidos que dão sustentação para os dentes.
O que é periodontia?
Basicamente, a periodontia pode ser dividida em duas áreas: a periodontia clínica, e a periodontia estética.
A periodontia clínica é voltada para a prevenção e o tratamento das doenças na gengiva e demais tecidos periodontais. Os procedimentos são terapêuticos, visando, principalmente, ao equilíbrio da saúde da boca.
Há outras doenças sistêmicas que se relacionam aos problemas periodontais, como o Alzheimer, a aterosclerose e o tabagismo. Não podemos esquecer que as gestantes estão mais suscetíveis aos problemas periodontais, por causa das variações das taxas de hormônio.
A periodontia estética é aquela que busca promover simetria entre os tecidos do periodonto, os dentes e a face da pessoa de um modo geral. São realizados procedimentos e tratamentos para harmonizar o conjunto.
É o que acontece, por exemplo, com pessoas que apresentam sorriso gengival. Muitas vezes, há um crescimento exagerado da gengiva, e o periodontista realiza intervenções para reduzir o tamanho dela, a fim de promover um aumento da coroa e deixar os dentes mais evidentes.