PRÓTESE DENTÁRIA


Uma prótese dentária deve ser usada quando o paciente tem um ou mais dentes faltantes na boca. O principal objetivo é substituir todos os elementos dentários faltantes, seja na arcada superior ou inferior. As próteses podem ser fixas ou móveis e somente o dentista é quem pode indicar a melhor opção para o paciente, depois de um diagnóstico prévio. Conheça os principais tipos de próteses dentárias:

Prótese Total

Conhecida popularmente como dentadura, as próteses totais são usadas quando o paciente não tem mais nenhum dente na boca. Para fazer essa reposição dentária, é utilizada uma prótese de acrílico. Normalmente, esse tipo de prótese dentária é removível e é indicada para idosos que já perderam boa parte da dentição e até para pessoas jovens que perderam os dentes devido a acidentes ou enfermidades. O uso da dentadura também é recomendado quando a fala e a mastigação são afetadas pela falta dos dentes.

Prótese Parcial Removível

Esse tipo de prótese dentária pode ser removida e é feita por uma estrutura metálica que tem a função de reter os dentes originais que ainda estão saudáveis. Também tem o objetivo de substituir os elementos dentários faltantes, proporcionando ao paciente mais segurança para mastigar. Geralmente, essa prótese é recomendada quando não é possível realizar um implante dentário, em especial, em situações em que a gengiva não oferece condições para isso. A prótese parcial exige que o paciente tenha o máximo de atenção quanto a higiene bucal, a fim de evitar que a peça cause danos na gengiva.

Implantes

Os implantes dentários são indicados para substituir um ou mais dentes, bem como suas respectivas raízes. Esse tipo de procedimento é realizado em casos em que a prótese parcial não atende a necessidade do paciente. Nesse caso, o dentista fixa um peça feita de titânio no maxilar, logo abaixo da gengiva. Ela servirá de suporte para que seja colocado o dente. Depois de fazer o implante, o sorriso fica bastante parecido como se fosse natural e não se percebe nenhuma diferença.

Prótese Fixa

Indicada quando existe a necessidade de preencher espaços por causa da ausência de um ou mais dentes, a prótese dentária fixa não é mais tão usada como anos atrás. Pelo fato de ser fixa, esse tipo de prótese dificulta a sua higienização, fazendo os implantes se tornarem uma opção mais interessante, tanto do ponto de vista funcional como do estético. As próteses fixas podem ser colocadas sobre os dentes naturais e até sobre implantes, dependendo da situação e da saúde bucal do paciente. Elas são confeccionadas em resina ou porcelana e já foram massivamente usadas no passado.